PENSAMENTO DA SEMANA

" O saber é uma viagem sem epílogo"


Baptista-Bastos
Jornalista e escritor

2007/10/26

FINALISTA, já?!


Credo! Mas eu ainda ontem nasci!?
Bom, quer portanto dizer que estou prestes a decidir que curso seguir, o que por sua vez implica ter de tomar uma decisão que pode comprometer toda a minha vida de adulta.
Interessante...eu, uma criatura que tem pouco mais de 1.50m e que ainda gosta de ver desenhos animados ao fim-de-semana, já começa a ouvir assim vindos do nada discursos do género:” Então, já sabes para que universidade queres ir? Que queres fazer da tua vida? Quando começas a tirar a carta?” Socorro! Estou-me a sentir mal: suores frios, dores de estômago, dores na pontinha dos pés...dores vá!
Isto de ser finalista tem muito que se lhe diga até porque simultaneamente aproximam-se os tão aguardados 18, aquela idade que nos atribui algumas liberdades e bué responsabilidades...subitamente esperam que nós estejamos à altura em todas as situações, apenas porque já somos maiores de idade.
12ºano...exames nacionais, estudo até «cair pró lado», cafés, noites sem dormir...
Viagem de finalistas...trabalho, preocupações, responsabilidades... Isto não é vida para mim...vou-me dedicar à pesca!!
Bem, agora a sério, deve haver o lado bom, o esforço vai valer a pena...Gosto de me imaginar a curtir a viagem de finalistas com o people, aos berros porque passei nos exames, na universidade de Coimbra, de me imaginar com um bom curso... Ainda não sei qual será, mas espero que me garanta emprego, que não acabe numa caixa de supermercado...vá antes isso que debaixo da ponte! Nesta temática o que se me assemelha mais provável, é ficar a viver em casa dos meus pais até aos 40, ou então, arranjar um velho rico às portas da morte (sem herdeiros)!
Acho que (provavelmente) estou a exagerar!
Em suma: O meu maior medo? Ser finalista por muitos anos! O meu alento? Pensar que estas dúvidas e medos só existem porque cheguei aqui, porque de facto eu sou...FINALISTA!
Anónimo

Sem comentários: