PENSAMENTO DA SEMANA

" O saber é uma viagem sem epílogo"


Baptista-Bastos
Jornalista e escritor

2008/06/03

Roteiro turístico do nosso concelho

S. João da Pesqueira
cultura, história, artesanato e gastronomia....
No coração da região Demarcada do Douro, a histórica vila de S, João da Pesqueira,possuidora de um dos mais antigos forais outorgado por Fernando, o Magno, é um èden de antiguidade e cultura entre socalcos de vinha, olivais e amendoeiras. A originalidade do seu nome confunde-se com a história do cachão da valeira, um enclave rochoso, no meio do rio, onde se acumulavam cardumes se sàveis, lampreias e outros peixes.
Destruído no século XVII para tornar o rio mais navegável, ficou célebre, segundo a lenda, após o naufrágio do rabelo onde perdeu a vida o Barão de Forrester e se salvou D. Antónia Ferreirinha, graças às suas sais de balão.
As ruas e praças de S. João da Pesqueira estão repletas de solares brasonados, capelas e igrejas românticas que conheceram ao longo dos séculos importantes figuras da história como os condes de Tàvora ou o Marquês de Pombal.
Terra de festa, folclore, boa comida e melhor vinho, a vila de S. João da Pesqueira, resplandece de cor e vida, envolvida pela paisagem grandiosa do Douro Vinhateiro e por assombrosos miradouros de indescritivel beleza e encanto.
Às suas festas e feiras ancestrais acorrem todos os anos centenas de forasteiros atraídos pela fama do vinho generoso ou vinho fino, assim chamado pelos lavradores, o vinho do Porto caseiro. O mesmo vinho que pacientemente espera o seu momento de glória nos disputados leilões da vila ou matiza de tons rubros os copos dos brindes erguidos nos dias de festa da feira da senhora do Monte. A feira do artesanato ou as romarias de verão aos santos populares são igualmente motivo de celebração que juntam todos à mesa em redor do cabrito assado, dos enchidos, da bôla de azeite e das sobremesas de amêndoa, cavacas e cavaquinhas, iguarias para todos os gostos.
Aproveitem o melhor do nosso concelho.

Patrícia
12ºB

Sem comentários: