PENSAMENTO DA SEMANA

" O saber é uma viagem sem epílogo"


Baptista-Bastos
Jornalista e escritor

2007/11/12

"Só um dia"




O dia nasceu enfarruscado. A pesada manta de nuvens cobria o céu todo, sem deixar de fora sequer uma nesga de azul. Devia ser do frio.
As pessoas iam à sua vida, encafuadas nos seus pensamentos, sem a sombra a acompanhá-las. Faltava a luz do Sol.
– Que dia tão feio – disse alguém.
O dia, que poucas horas tinha de vida, amuou e fez beicinho. Choramingou. Choveu.
– Já cá falta a chuva… – disse mais alguém, chapinhando na lama. – Que dia horrível.
O dia sentiu-se e, ofendido, mais carrancudo se pôs. E protestou, em forma de trovoada.Trovejou e choveu que tempos. Depois de muito ter barafustado, o dia cansou-se. Pararam chuva e trovões. Foi um alívio. Ficou o ar lavado e a terra encharcada e contente.

– Há dias piores – disse alguém.
Não era um elogio, mas para aquele dia, que ainda não ouvira uma palavra amável, soou a elogio. Com um suspiro reconfortado, deixou que uma brisa desvanecesse as nuvens. Começaram a desenhar-se as sombras atrás das pessoas.
– Ainda vamos ter um lindo dia… – disse alguém.
O dia abriu-se num sorriso que rasgou o céu de par em par, muito azul, muito luminoso. Brilharam as ervas e as folhas ainda molhadas.
– Que dia maravilhoso – diziam as pessoas umas para as outras.
O dia também era da mesma opinião. Mas de si para si comentou: "Como as pessoas são inconstantes. Ora dizem uma coisa ora dizem outra. Não as entendo".
Pois era. Para entender as pessoas um dia não bastava…

FIM

Biblioteca do Agrupamento de Escolas de S. João da Pesqueira
em articulação com o Departamento de Língua Portuguesa 2º ciclo

15 comentários:

Anónimo disse...

foi muito agradavel

Anónimo disse...

Para mim o texto era muito divertido + engraçado - interessante

Anónimo disse...

gostei do texto tinha partes bonitas.
Gostei muito o seu titulo tem muito haver com o texto.

Anónimo disse...

Eu acho este texto foi muito bonito.
Também acho que o dia não se devia sentir triste, porque se fez alguma coisa de mal ou alguém pensou mal dele, devia tentar fazer melhor e não ligar ao que dizem.
Eu gostei muito do texto e achei que tinha partes muito engraçadas.

Anónimo disse...

Eu acho que o texto foi muito interessante e não era de muito fácil leitura.

Anónimo disse...

É um texto interessante porque a história não se desenvolve tão depressa.Neste texto aprendemos palavras novas k não conheciamos.Achamos que foi um texto bem escolhido para este dia.

Anónimo disse...

Eu gostei muito de ler este o texto.

Anónimo disse...

O texto de António Torrado é um bom texto infantil.Esse texto nem é muito longo e também não tem palavras dificeis.

Anónimo disse...

o texto:Só um dia,foi facil mas o Luis deu-me um 2

Anónimo disse...

O texto que lemos era muito divertido e engraçado porque é uma historia muito enterçante e original.

Anónimo disse...

O texto do Antonio Torrado foi um bocado díficil,mas foi giro.

Anónimo disse...

EU GOSTEI MUITO DESTE TEXTO.ACHEI O TEXTO MUITO DIVERTIDO.

Anónimo disse...

EU ACHEI ESTE TEXTO MUITO GIRO.FOI UM TEXTO ENGRAÇADO,E CRIATIVO.

Anónimo disse...

O texto que li teve a participação de todos os alunos do 5 ano e do 6 ano.
E aprendemos palavras novas.
O texto era um pouco complicado, também devido ao nervosimo dos alumos.

Anónimo disse...

a minha sugestão era fazemos uma feira de livros com a barraquinha
do dia da alimentação mas com livros